sábado, 23 de fevereiro de 2008

Diário de bordo


Hoje vou escrever um pouco sobre uma das partes mais bonita do meu trabalho. Aliás, embora eu me arranje muito bem com burocracia, o que eu gosto mesmo é do trabalho na prática.
Muito bem. No último dia 21 tivemos que fazer uma missão na lagoa dos Patos. A missão consistia em Sair de Rio Grande (RS) e navegar até Pelotas (RS). Durante esse percurso iríamos fazer inspeções. Saímos às 08h30min e começamos navergar no canal de São José do Norte, coisa que não é nenhuma novidade pra nós. Daí, entramos no canal que nos levaria a Pelotas. É claro que chagar a Pelotas não seria muito dificultoso. Seria uma viagem de turismo se não tivéssemos que fazer o nosso trabalho. Com certeza, em duas horas chegaríamos a Pelotas, mas se fosse tão fácil assim , com certeza a palavra que designaria o nosso feito não seria "missão" e sim "viagem de lazer".
Pra começar, tínhamos uma geladeira com alguns produtos, e nenhum cozinheiro à bordo. Falar em bordo, fomo a bordo da velha e Querida Miragaia. Aliás, um espetáculo de embarcação. É claro que com um ar condicionado, e alguns outros itens , ela ficaria mais espetacular ainda. Seus dois motores "Volvo-Penta", dizendo tudo, tanto no barulho, quanto na potência. Aliás, há de se fazer uma ressalva ao tutor desses motores, Cabo Gessner.
Beleza, até aqui tudo bem, mas tínhamos fome. E, como eu já disse, não chegaríamos a Pelotas antes do entardecer. Levando em conta que em Pelotas tem um "McDonald", eu queria chegar era logo. Vamos á cozinha. Todo mundo se esquivando. E eu, com medo de comer alguma coisa que não tivesse pelo menos certeza que tinha sido bem feito. Adivinhem: fui eu pra cozinha que aliás, não é cozinha, é também a sala e um quarto. Pegamos um fogão portátil, de duas bocas, e, quando colocamos o gás, um botijão pequeno, daquele de Lampião antigo, e fomos acender, notamos que não tínhamos f´soforo ou algo parecido. E agora? mas nos mandaram lã de aço para lavar as panelas, e logo apareceu um Sr. Gênio, pegou aquela lã de aço, uma tomada de eletricidade, e pronto, lá estava o fogo aceso. Que bom, agora vamos ao rango. Assim que comecei, isto mesmo, comecei, a separar as coisas para o rango, descobrimos que o fogão tinha entupido a mangueira do gás. Que lástima. Pegamos um resto de fogão, aliás, esse fazia um barulho infernal, mas o fogo era de primeira. E aí coloquei o feijão para cozinhar. Peguei os condimentos (por condimentos, leia-se sal) e os temperos, que se resumia somente em cebola,alho e tomate, incrementei com umas outras coisas que tinha lá, tipo molho shoyo, molho de alho, edepois de fervido, coloquei no feijão com uns pedaços de charque que tinha ido nas "compras". Legal, depois, lavei o arroz, fiz um alho e sal (esse aí eu sabia que daria certo), e, por último, pegamos uns filés de peixe que tinha ido, misturei no mesmo molho já citado anteriormente, e coloquei pra fritura, saiu um primo bem longe de alguma coisa chamada muqueca. Depois, pagamos os tomates gaúchos e fizemos um tipo de salada só de tomate. Resultado: foi um banquete. Agradeci a Deus, juntamente com todos,adicionamos a um refrigerante pretinho, com rótulo vermelho que se chama "Coca-Cola", ficou uma "dilícia".

Bem, já era quase mais de 12:00, pegamos o bote inflável, descemos à água, colocamos o motor de popa, e lá fomos nós: Rubinei, o chefe da missão; Eu, o estreante; e o Goulart, um sujeito que nunca mais saberá se terá uma chance dessas novamente. zarpamos em direção ao nosso alvo: embarcações em condições irregulares. Abordamos, primeiramente, três embarcações, das quais duas, infelizmente estavam em desacordo com as normas. Digo infelizmente porque quando nós olhamos no rosoto daqueles pescadores simples, quem fica infeliz somos nós. Infelizmente nós e eles sabemos que a embarcação e os tripulantes têm que estar com todos os itens legais regularizados, mas sabemos também que eles vivem disso. E não nos sai da cabeça a expressão: "Tenho família pra alimentar". Agora não tenho dúvidas que um Policial Rodoviário Federal tem uma missão a cumprir. A situação é a mesma.
Tudo bem, nesse dia foram seis embarcações e três notificações. Já era quase 16:00h, e fomos à Pelotas. Chegamos por volta das 17:45h. Colocamos o nosso "Castelo Flutuante" no porto. Fomos cuidar da logísitica, procurar um lugar para tomar banho e tentar fechar os castelo antes de dormir para que os mosquitos, aliás, cachorros voadores", invadisse. Tomados banho, e devidamente alojados, é hora do ocaso. É lógico que ficamos até umas tantas contando histórias e experiências de vida, mas estávamos cansado. Lembro-me de ter colocado o fone de ouvido pra ouvir umas músicas, não sei se consegui ouvir duas.
Dia seguinte, vamos providenciar um desjejum e um isqueiro para acender o fogão. Pegamos os queijo e presunto, o resto do pão que sobrou do dia anterior e, lá vamos nós. Quando eu olha a geladeira vejo a grande notícia: acabou a coca-cola. Fizemos aquela famosa vaquinha, cada uma dá uma merreca, e vamos comprar. Aproveitemos e vamos trazer mais pão. Pronto, agora tudo abstecido para o nosso segundo dia. Vamos continuar a nossa inspeção: desce bote inflável, coloca motor de popa, pega rádio comunicador, pega a pasta de notificação, etc. Vamos nós. Sentido Canal de São Gonçalo. E, logo de primeira, pegamos uma embarcação irregular, o sujeito tentou se esquivar, e resultado: notificado. Descemos mais um pouco, e encontramos um casal da terceira idade, em uma embarcação aparentemente simples, encostamos e pedimos o documento. O dono da embarcação, com aquela paciência e experiência que só as pessoas que adquiriram essa maturidade com idade tem, nos recebe e diz: "Olhe meus filhos, eu ainda não tenho o documento, já dei entrada no registro, mas ainda não fui completar o processo. Foi bom vocês terem vindo, só assim eu termino". E em seguida nos convidou pra entrar. Que casal simpático, e, como eu disse, a embarcação só tinha jeito de simples, pois aquele casal, deu um jeito de aquela embarcação ficar tão aconchegante, e bem arrumada por dentro que nos deu vontade de não sair de lá. Foram simpaticíssimos ao extremo (Se é que isso não é redundante). Mesmo assim, foram notificados. Na subida, vimos um monte de Brigadianos (ou Brigadinos)em um cais com uma embarcação, fomos lá e: bingo. É o caso de estar no lugar certo na hora certa. Eram pescadores fazendo pesca de arrasto, o que é proibido. Resultado, além de eles serem presos nós ainda os notificamos e fomos elogiado pela Brigada e repórteres que lá estavam.
Pronto, acho que a nossa presença naquela área levou tudo à normalidade pelo menos até a nossa próxima ida. É claro que não deu para inspecinarmos todos, mas o que fizemos já deu para carimbar o propósito da Marinha e da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul: Salvaguarda da Vida-humana no mar.
Agora é hora de voltar. Regressamos ao "Castelo Flutuante", chegando lá o "Mestre Brito", apelido carinhoso pelo qual é chamado o Sargento Brito, estava fazendo a fritura de umas coxas de frango, com um arroz que estava 'na manha', juntamente com um marvilhoso feijão. É claro que foi repetida a salada para que o tomate não se perdesse. Juntamos com o combutível chamado "Coca-cola", paramos para agradecer a Deus, dessa vez com o Cabo Risso, o nosso "motorista", e pronto: um novo banquete.
por volta das 13:40h, voltamos a Rio Grande, e onde passávamos, todos os que estavam pegando um sol ou simplesmente com sua varinha de pescar, acenavam para nós. Ficamos felizes e satisfeitos com o gosto do dever cumprido. Se não fosse um dos motores ter sido desligado por um probleminha, chegaríamos por volta das 16:30h em nosso destino final. Mas, por volta das 17:17h, finalmente chegamso à CPRS.
Dessa aventura participaram: Rubinei, Eu, Brito, Risso, Héric e Goulart.
Até a próxima.

2 comentários:

Anônimo disse...

all the timе i usеd to read smaller
articles oг reviеωs that also clear their motive, and that is аlsо
happening ωith this ρагagraрh whіch I аm reaԁing now.



My ωеb blog ... http://clubedosdescasados.com

Anônimo disse...

I am гeally inspireԁ ωith уοur writіng ѕkills
as nеatly aѕ ωith the foгmat оn yоur weblog.
Iѕ thаt thiѕ a ρaid subject οr did
you сuѕtomіze it уourѕеlf?
Either way staу up the nіcе qualіty wгiting, it's rare to peer a nice weblog like this one these days..

Here is my homepage; Author's external home
page...