sábado, 23 de fevereiro de 2008

Diário de bordo

Hoje vou escrever um pouco sobre uma das partes mais bonita do meu trabalho. Aliás, embora eu me arranje muito bem com burocracia, o que eu gosto mesmo é do trabalho na prática.
Muito bem. No último dia 21 tivemos que fazer uma missão na lagoa dos Patos. A missão consistia em Sair de Rio Grande (RS) e navegar até Pelotas (RS). Durante esse percurso iríamos fazer inspeções. Saímos às 08h30min e começamos navergar no canal de São José do Norte, coisa que não é nenhuma novidade pra nós. Daí, entramos no canal que nos levaria a Pelotas. É claro que chagar a Pelotas não seria muito dificultoso. Seria uma viagem de turismo se não tivéssemos que fazer o nosso trabalho. Com certeza, em duas horas chegaríamos a Pelotas, mas se fosse tão fácil assim , com certeza a palavra que designaria o nosso feito não seria "missão" e sim "viagem de lazer".
Pra começar, tínhamos uma geladeira com alguns produtos, e nenhum cozinheiro à bordo. Falar em bordo, fomo a bordo da velha e Querida Miragaia. Aliás, um espetáculo de embarcação. É claro que com um ar condicionado, e alguns outros itens , ela ficaria mais espetacular ainda. Seus dois motores "Volvo-Penta", dizendo tudo, tanto no barulho, quanto na potência. Aliás, há de se fazer uma ressalva ao tutor desses motores, Cabo Gessner.
Beleza, até aqui tudo bem, mas tínhamos fome. E, como eu já disse, não chegaríamos a Pelotas antes do entardecer. Levando em conta que em Pelotas tem um "McDonald", eu queria chegar era logo. Vamos á cozinha. Todo mundo se esquivando. E eu, com medo de comer alguma coisa que não tivesse pelo menos certeza que tinha sido bem feito. Adivinhem: fui eu pra cozinha que aliás, não é cozinha, é também a sala e um quarto. Pegamos um fogão portátil, de duas bocas, e, quando colocamos o gás, um botijão pequeno, daquele de Lampião antigo, e fomos acender, notamos que não tínhamos f´soforo ou algo parecido. E agora? mas nos mandaram lã de aço para lavar as panelas, e logo apareceu um Sr. Gênio, pegou aquela lã de aço, uma tomada de eletricidade, e pronto, lá estava o fogo aceso. Que bom, agora vamos ao rango. Assim que comecei, isto mesmo, comecei, a separar as coisas para o rango, descobrimos que o fogão tinha entupido a mangueira do gás. Que lástima. Pegamos um resto de fogão, aliás, esse fazia um barulho infernal, mas o fogo era de primeira. E aí coloquei o feijão para cozinhar. Peguei os condimentos (por condimentos, leia-se sal) e os temperos, que se resumia somente em cebola,alho e tomate, incrementei com umas outras coisas que tinha lá, tipo molho shoyo, molho de alho, edepois de fervido, coloquei no feijão com uns pedaços de charque que tinha ido nas "compras". Legal, depois, lavei o arroz, fiz um alho e sal (esse aí eu sabia que daria certo), e, por último, pegamos uns filés de peixe que tinha ido, misturei no mesmo molho já citado anteriormente, e coloquei pra fritura, saiu um primo bem longe de alguma coisa chamada muqueca. Depois, pagamos os tomates gaúchos e fizemos um tipo de salada só de tomate. Resultado: foi um banquete. Agradeci a Deus, juntamente com todos,adicionamos a um refrigerante pretinho, com rótulo vermelho que se chama "Coca-Cola", ficou uma "dilícia".

Bem, já era quase mais de 12:00, pegamos o bote inflável, descemos à água, colocamos o motor de popa, e lá fomos nós: Rubinei, o chefe da missão; Eu, o estreante; e o Goulart, um sujeito que nunca mais saberá se terá uma chance dessas novamente. zarpamos em direção ao nosso alvo: embarcações em condições irregulares. Abordamos, primeiramente, três embarcações, das quais duas, infelizmente estavam em desacordo com as normas. Digo infelizmente porque quando nós olhamos no rosoto daqueles pescadores simples, quem fica infeliz somos nós. Infelizmente nós e eles sabemos que a embarcação e os tripulantes têm que estar com todos os itens legais regularizados, mas sabemos também que eles vivem disso. E não nos sai da cabeça a expressão: "Tenho família pra alimentar". Agora não tenho dúvidas que um Policial Rodoviário Federal tem uma missão a cumprir. A situação é a mesma.
Tudo bem, nesse dia foram seis embarcações e três notificações. Já era quase 16:00h, e fomos à Pelotas. Chegamos por volta das 17:45h. Colocamos o nosso "Castelo Flutuante" no porto. Fomos cuidar da logísitica, procurar um lugar para tomar banho e tentar fechar os castelo antes de dormir para que os mosquitos, aliás, cachorros voadores", invadisse. Tomados banho, e devidamente alojados, é hora do ocaso. É lógico que ficamos até umas tantas contando histórias e experiências de vida, mas estávamos cansado. Lembro-me de ter colocado o fone de ouvido pra ouvir umas músicas, não sei se consegui ouvir duas.
Dia seguinte, vamos providenciar um desjejum e um isqueiro para acender o fogão. Pegamos os queijo e presunto, o resto do pão que sobrou do dia anterior e, lá vamos nós. Quando eu olha a geladeira vejo a grande notícia: acabou a coca-cola. Fizemos aquela famosa vaquinha, cada uma dá uma merreca, e vamos comprar. Aproveitemos e vamos trazer mais pão. Pronto, agora tudo abstecido para o nosso segundo dia. Vamos continuar a nossa inspeção: desce bote inflável, coloca motor de popa, pega rádio comunicador, pega a pasta de notificação, etc. Vamos nós. Sentido Canal de São Gonçalo. E, logo de primeira, pegamos uma embarcação irregular, o sujeito tentou se esquivar, e resultado: notificado. Descemos mais um pouco, e encontramos um casal da terceira idade, em uma embarcação aparentemente simples, encostamos e pedimos o documento. O dono da embarcação, com aquela paciência e experiência que só as pessoas que adquiriram essa maturidade com idade tem, nos recebe e diz: "Olhe meus filhos, eu ainda não tenho o documento, já dei entrada no registro, mas ainda não fui completar o processo. Foi bom vocês terem vindo, só assim eu termino". E em seguida nos convidou pra entrar. Que casal simpático, e, como eu disse, a embarcação só tinha jeito de simples, pois aquele casal, deu um jeito de aquela embarcação ficar tão aconchegante, e bem arrumada por dentro que nos deu vontade de não sair de lá. Foram simpaticíssimos ao extremo (Se é que isso não é redundante). Mesmo assim, foram notificados. Na subida, vimos um monte de Brigadianos (ou Brigadinos)em um cais com uma embarcação, fomos lá e: bingo. É o caso de estar no lugar certo na hora certa. Eram pescadores fazendo pesca de arrasto, o que é proibido. Resultado, além de eles serem presos nós ainda os notificamos e fomos elogiado pela Brigada e repórteres que lá estavam.
Pronto, acho que a nossa presença naquela área levou tudo à normalidade pelo menos até a nossa próxima ida. É claro que não deu para inspecinarmos todos, mas o que fizemos já deu para carimbar o propósito da Marinha e da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul: Salvaguarda da Vida-humana no mar.
Agora é hora de voltar. Regressamos ao "Castelo Flutuante", chegando lá o "Mestre Brito", apelido carinhoso pelo qual é chamado o Sargento Brito, estava fazendo a fritura de umas coxas de frango, com um arroz que estava 'na manha', juntamente com um marvilhoso feijão. É claro que foi repetida a salada para que o tomate não se perdesse. Juntamos com o combutível chamado "Coca-cola", paramos para agradecer a Deus, dessa vez com o Cabo Risso, o nosso "motorista", e pronto: um novo banquete.
por volta das 13:40h, voltamos a Rio Grande, e onde passávamos, todos os que estavam pegando um sol ou simplesmente com sua varinha de pescar, acenavam para nós. Ficamos felizes e satisfeitos com o gosto do dever cumprido. Se não fosse um dos motores ter sido desligado por um probleminha, chegaríamos por volta das 16:30h em nosso destino final. Mas, por volta das 17:17h, finalmente chegamso à CPRS.
Dessa aventura participaram: Rubinei, Eu, Brito, Risso, Héric e Goulart.
Até a próxima.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Amor

Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram pra nós que amor não é acionado, nem chega com hora marcada. Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável.

Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada "dois em um": duas pessoas pensando igual, agindo igual, que era isso que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável. Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos. Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são caretas, que os que transam muito não são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto. Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade.

Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas. Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém". (John Lennon)

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

oposição ao
nada

Carlos Galeno - Lamparina

Esta é uma homenagem a um amigo.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Recomeçando

Olá, depois de tanto tempo, resolvi colocar mais algumas besteiras aqui.
Demorei pra escrever, não que eu não goste, mas que, às vezes, dá um tédio. E pra falar a verdade, eu gosto mais de falar a escrever. Mas tudo bem, vamos às notícias:

Nos últimos seis meses minha vida não mudou nada, quer dizer, quase nada. Durante esse tempo que fiquei sem escrever, algumas novidades boas e outras ruins aconteceram. Eu não sei se começo pela boa ou pela ruim. Acho que vou mesclar.

Uma coisa boa (talvez) - eu e milhões de famigerados brasilianos não pagam mais CPMF. Eu não sei se essa notícia é boa ou ruim. Hoje, vendo o Bom dia Brasil eu cheguei à conclusão que não sou nem situação nem oposição. Agora, eles tem uma desculpa esfarrapada pra piorar o que já é péssimo, a saúde e, de quebra, ainda vão colocar a culpa uns nos outros. Eu fico triste todo dia, quando passo em frente a um Posto de Saúde, acho que é esse o nome, de uma cidade como a que eu moro e vejo pessoas esperando em uma fila apenas por uma ficha. E isto não é garantia de atendimento. E olha que esse ano eu ainda não passei lá, passei o ano passado quando tinha a tal da CPMF. E quando eu voltava do trabalho, a fila já estava começando, e isso era 17:00h.

Agora uma coisa ruim (ou boa) - Descobri hoje que vou pagar mais IOF. Mas que diabos é essa tal de IOF? Fui lembrado pela Miriam Leitão que toda transação que fazemos com o banco, tipo financiamento, seguros, etc, é cobrado o tal de IOF, Fiquei Feliz, não ando transando (Ou fazendo transação) no banco. Só que eu sou refém do tal de CC, abreviatura para aquele cheiro fétido no suvaco ou também para o Cartão de crédito. Ah meu Deus! então quer dizer que eu não me livrei da tal de CPMF? Acho que não. Mas também tem uma tal de CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido), que eu desconhecia até hoje. É o tal do Imposto de Renda dos Bancos. Então voltei a sorrir, enfim pegaram também os tubarões. Como felicidade de pobre dura pouco, descobri que os Bancos vão descontar isso em tarifas. Quer dizer: me dei mal de novo. Acho que vou parar por aqui com esse assunto, pois vou acabar quebrando o pobre do teclado que não tem nada com isso.

Outras notícias:
Natal foi legal. Pensei que seria mais um, mas com certeza foi o primeiro natal que eu passei com pessoas novas. Pessoas das quais, tenho certeza não esquecerei jamais. Redescobri uma coisa que eu tinha esquecido a muito tempo: amigo secreto. Já tinha desacostumado com esse nome. Como morei por 16 anos no Rio, acabei trocando o Amigo Secreto pelo Amigo Oculto. Não me iludo com o nome, isso é igual gripe, cada ano tem um nome diferente mas o princípio é o mesmo, e como diz um amigo meu, "eu ainda descubro o nome da mãe do safado que inventou isso". Tudo bem que tinha que ser uma coisa só pra descontrair, de apenas R$ 2,39, mas eu deixei Sandra comprar os presentes, resultado: R$ 2,39 foi só o que ela trouxe de troco na carteira. Deixa pra lá.

O ano novo, como todos os anos, eu passei na igreja. Pensei que seria um programa de índio, mas foi até legal. Como eu não tenho família aqui, fui me juntar a outras famílias. O que eu encontrei lá foi um monte de pessoas do Rio, com o mesmo problemas que eu, e muita comida. Enchi a pança e ainda me diverti. Só senti saudades dos gaúchos. Só havia três nativos, o resto eram todos os desgarrados de outros estados.

Bem, ontem eu recebi um recadinho de uma amiga que eu gosto muito de uma coisinha meio desagradável. Fiquei chateado mas já passou. Tem pessoas que não sabem viver sem mexer na vida dos outros. Tudo bem, acabei de esquecer de novo.

Tenho um grande deserto pra atravessar neste ano, se consegui, com certeza, entrarei em um oásis.

Por hoje chega. Prometo que não escreverei todo dia, mas serei mais frequente.

vou colocar também, aqui, alguns links de coisas que eu ache interessante.

Abraços a Todos os meus leitores, que são poucos.

Robson Carlos.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

quarta-feira, 30 de maio de 2007

De volta.... Rio - 1ª parte

Oi, depois de um período longo, aliás, com preguiça, voltei a escrever. Deixa eu ser mais claro, escrever não, tentar contar minhas peripécias em um português tosco.
Bem, vamos. Saí daqui dia 19 às 06:30h para pegar um ônibus para Porto Alegre, cuja viagem durou quatro horas e vinte minutos. Nem preciso dizer que dormir, acordei, e dormi de novo pra poder chegar. Como eu falo muito, comparei-me com o burrinho do filme do ogro, acho que nome correto é "SHREK" (sempre escrevo esse nome errado). Eu acho que nunca fui mais parecido com esse burro como fui naquela viagem. Toda hora perguntava: "Já chegou?". Acho que adicionei mais uma caracterísitica do burro em mim.
Bom, entrar no avião foi mole, o problema era sair. Foram duas escalas. Meus ouvidos não aguentavam mais de tanta descompressão (acho que isso mesmo que se diz). Finalmente, às 19:10h chegamos ao Galeão. Agora pensei: tá tudo arrumado, é só chegar e partir pro abraço. Que abraço que nada, fiquei esperando a mala, que pra minha sorte foi a última. Finalmente, depois de 17 minutos, chega minha mala que, pra minha surpresa, estava rasgada. Naquele momento pensei: minhas cuecas devem ter caído todas. Que sorte, não caiu nenhuma. Fui reclamar no balcão de reclamações da "GOL". Agora não era mais uma mala, eram duas, pois uma estava reclamando da outra. Tudo resolvido, eles iriam passar na segunda onde eu estava pra pegar a dita cuja pra consertar. Agora, finalmente era hora de partir para o abraço, isto é, para os abraços, pois estavam nos esperando os nossos amigos, por ordem alfabética, Adriano, Fabiana, Kátia e Renato. Foram muitos abraços, mas isso não bastou pensei que estava tudo em dia, quando de repente Sandra, como sempre, começou a reclamar das dores de cabeça. Dessa vez eu sofri menos, pois ela tinha algo para trocar pela fúria que fica de mim quando a cabeça ataca, tinha pessoas para rever. Eu devia já estar acostumado, no dia seguinte descobri que era a maldita TPM. Mas a sorte tinha que virar a meu favor, e virou. Não fomos para o destino final ainda, no caminho houve um desvio e fomos comemorar o aniversário de uma amiga muito querida, Adriana, cujo marido é um gaúcho autêntico, embora tenha nascido no Rio, mas bem que ele poderia ter nascido em Pelotas. Tinha um churrasco daqueles, com tudo que tem direito. E, claro eu aproveitei e me deliciei, pois estava farto dos amendoins, pepsi e barra de cereais oferecidos pela "GOL". Aí, não preciso mais dizer nada, meu time virou o jogo e, a partir dali, começou a virar goleada. E foi bom que de uma vez só matei saudades de um monte de amigos: Edvaldo e Lenice, Wellington e Renata, Maurício, a anfitriã e aniversariante Adriana, Joélio e Francisca, Oswaldo e Elaine, Júnior e Munique, depois chegaram Ricardo e Flávia (noivos que iriam se casar no sábado seguinte), e outras pessoas que eu não conhecia. Foi muito legal. Para esse churrasco, tinha uma senha: a senha era dizer "estou indo" que imediatamente o churrasqueiro (Claúdio, alma-gêmea da aniversariante) saia logo com uma carne mais suculenta que a anterior.
Por hoje é só, depois eu conto mais....
para esse evento, eu não tirei foto, mas os demais tenho alguma coisa.

Robson.

Obs.: O que ele não contou, é que ele estava extremamente mal humorado, brigou na fila para conferir as bagagens, reclamou tanto que o grupo que estava a nossa frente cedeu-lhe a vez, mala sem alça sabe como é, né?? E por falar em mala, o "rasgão" ao qual ele se referiu, não passou de um risco, q não cairia nem um alfinete se ali houvesse um... Na próxima viagem ele irá com Rafael do lado dele, reclamando do cinto, das subidas e descidas querendo um monte de coisas completamente impossiveis ali, ai sim ele vai entender o que é dor de cabeça e TPM. Sem contar com os roncos que ainda tive que suportar de Rio Grande a Porto Alegre e de POA x RJ... Ninguém merece!!!!

Sandra

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Mini-postagem

Oi, desculpem por nunca mais ter escrito, fiquei muito ocupado ultimamente. amanhã estaremos viajando para o Rio, creio que vai ser muito legal. Vamos rever nossos migos. Estávamos morrendo de saudades. Creio que eles também.
Ficaremos, então, desplugado.
Beijos e bom final de semana a todos.

Robson.

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Dedicação do dia

Hoje é um dia muito especial para uma pessoa também especial. Creio que, por mais que estejamos distantes, jamais deixaremos de ser epeciais na vida um do outro.
Na verdade hoje eu me vejo voltando no tempo ao ano de 2004. Ne3sse dia, como nos anos anteriores, todos nos reuníamos, uma patota boa, para comemorar um aniversário. E não era só o aniversário que ficava nersta data não, todas as datas, de todos os aniversariantes, era a mesma coisa. Por isso nós somos umna confraria do bem.
Hoje eu sinto saudades, gostaria de presenteá-la, mas, infelizmente, as circunstâncias e a distância não nos permite.
É claro que eu vou falar o nome da aniversariante, mas antes queria dizer o motivo pelo qual o considero especial em minha vida:
1 - Quando eu não tinha nem projeto ainda, mas Deus tinha, ela acreditou em mim, e sou muito grato por isso. Hoje, temos um projeto vencedor;
2 - Um dia, em um dos meus momentos de doideira, eu pedi para que ela saísse do muro. Foi um dos meus maiores arrépendimentos da vida. Mas sei que essa pessoa é minha amiga, pois acho que ela nem lembra disso, mas eu lembro, e aproveito a situação para pedir perdão;
3 - Em um dos piores momentos da minha família, ela sempre esteve ao nosso lado, e só nós sabemos o quanto sofremos. A partir daí ela já era, de direito e de fato, da família;
4 - Atravgés dela, eu pude conhecer pessoas maravilhosas e, como consequencia, pude desfrutar bons momentos em minha vida. E os natais regados a uma farta mesa que os diga; e
5 - Poderia ser bem mais, porém, o último motivo pelo qual eu a consdiero especial é que eu e minha família sentimos muitas saudades delas.

Minha Querida amiga Kátia, Parabéns pelo seu aniversário.

Na alegria tenha um amigo, e na angústia tenha um irmão - Pv. 17.17

Feliz você sempre neste nosso aniversário.
Uma das melhores coisas que nos aconteceu na vida foi conhecer você.

Te amamos.

Robson, Sandra, Isabelle e Rafael.

sábado, 28 de abril de 2007

Coisas e tais....

Oi. Voltei, pra quem fica dizendo que eu escrevo e depois desapareço, aqui estou eu. Como isso aqui é um blog, me sinto a vontade para tirar férias, mesmo que eu não tenha tanto tempo assim de blogueiro, mas tudo bem, eu mereço umas férias.
Hoje eu tive que escrever para contar umas coisas que vi. Fui comprar pão e, no caminho tinha um bar com um monte de gente tomando cerveja, cachaça, seja lá o que for, dizendo que existia um tal de computador com um "negoço chamado inete" (sic) que se você botar o nome da pessoa ele diz tudo: se já fez cirurgia, o nome da mulher, o nome de tudo e toda a vida da pessoa. E eu fiquei ali ouvindo, tentando colar uma coisa com outra, mas levantou um outro e disse que passa até sua vida. Ai eu me qustionei: será que eu sou mais burro que esses caras ou bebi de menos? Talvez eu fique com a segunda opção, pois não bebo. Mas o papo tava interessantíssimo. Cara, eu acho que eu perdi um tempo ali tentando ouvir aquele papo cibernético interessante. Só eu mesmo.
Só para constar, aqui tá muito frio. Eu vou virar pinguim. Fui cuspir, caiu pdrinha de gelo; fui ao sanitário, caiu varinha de gelo. Eu não aguento.
**** Por favor, quem lê, coloque os comentários aqui, não no orkut. mesmo assim obrigado pelo comentário.